Conheça os benefícios da Autoestima para um Relacionamento
A autoestima é um dos temas mais falados atualmente. Cada dia mais as pessoas têm percebido o valor de olhar para si e cuidar de suas vidas da mesma forma que zelam por aqueles que amam. Todavia, a grande questão é como reconhecermos nosso autovalor de forma que tal visão possa nos ajudar a vivenciar relações amorosas felizes e duradouras.
Neste contexto, precisamos levar em consideração que o amor entre duas pessoas só é realmente saudável tendo grandes possibilidades de dar certo quando ambos os parceiros trazem suas próprias realizações e felicidade para a relação.
Porém, se a relação for de desequilíbrio, o que acontece é que um dos envolvidos terá o desejo de fazer o outro satisfeito e realizado enquanto aquele outro nem observa o que é feito por ele, mantendo-se apático na relação. Por outro lado, o contrário existe, que é quando um dos parceiros tenta ser abusivo com o outro por mero desconhecimento do que é felicidade e sanidade numa relação, levando seu companheiro que sempre foi equilibrado a uma condição de stress e questionamentos.
Você já passou por algo semelhante? Se a resposta for positiva, você está no lugar certo para entender o que aconteceu. Todos nós deveríamos ter desenvolvido um bom nível de amor-próprio e a autoestima, sentimentos que são gerados em tenra idade. Porém, nem sempre temos a família acolhedora, ou mesmo a condição genética para tanto. Conhecer os diversos benefícios que estas sensações positivas causam proporciona uma maior condição para a nossa vida pessoal, para a nossa carreira e, principalmente, para as nossas relações afetivas.
Percebe como a autoestima pode ser o que está faltando na sua vida? É por este motivo que hoje eu quero compartilhar com você tudo aquilo que identifiquei de positivo a partir do momento em que passei a me priorizar, a cuidar de mim e a escolher o que me faz realmente feliz. Não saia daí e continue acompanhando.
Mas você sabe como criar autoestima para ser feliz com o outro?
Por mais que este tema seja amplamente abordado nos últimos tempos, tenho a sensação de que muitas pessoas somente reproduzem frases prontas que somente generalizam a respeito do “amar a si próprio”. É por isso que acredito que precisamos mergulhar de cabeça nesta questão.
É preciso deixar claro que a autoestima não está somente relacionada a uma aparência física positiva; não é somente isso (é também isso). Este sentimento está ligado a pontos ainda mais profundos e que influenciam o restante: relacionamentos, emoções, pensamentos e decisões.
Aumentar a autoestima requer um processo contínuo de autodesenvolvimento e autocompreensão. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a fortalecer sua autoestima e fazê-lo mais apto a relacionar-se:
- Cultive o autoconhecimento: Dedique tempo para entender quem você é, suas qualidades, valores e metas. Reconheça suas realizações passadas e suas habilidades. Aceite suas imperfeições e valorize-se como um ser humano único.
- Pratique o autocuidado: Cuide de si mesmo física, emocional e mentalmente.
- Desenvolva habilidades e busque metas: Estabeleça metas realistas e trabalhe para alcançá-las. Ao adquirir novas habilidades ou aprimorar as existentes, você ganha confiança em si mesmo e reconhece sua capacidade de crescimento pessoal.
- Evite a comparação com os outros: Lembre-se de que cada pessoa é única, com suas próprias habilidades, características e jornadas de vida. Evite comparar-se com os outros, pois isso pode levar a sentimentos de inferioridade.
- Cerque-se de pessoas positivas: Busque relacionamentos saudáveis e apoio emocional de pessoas que o valorizam e o incentivam. Afaste-se de pessoas tóxicas ou negativas que possam minar sua autoestima.
- Pratique a autocompaixão: Trate-se com gentileza e compreensão. Aceite suas falhas e erros como oportunidades de aprendizado, em vez de se criticar severamente. Trabalhe na construção de um diálogo interno positivo.
- Faça atividades que lhe tragam alegria.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário
Com isso, a partir do momento em que alguém está realizado com a maneira como leva a vida, como reage às situações e com os caminhos que escolhe para viver, a consequência é que passamos a fazer escolhas que têm influência direta com a nossa autoestima.
Para exemplificar, vamos imaginar que você já identificou aquilo que deseja para os seus dias e o que realmente te faz feliz. Quando ocorre esta identificação você está utilizando-se do seu amor-próprio. Você está sendo bom para você.
Benefícios da autoestima para um relacionamento de sucesso
Agora que você já tem uma visão mais aprofundada a respeito da autoestima (lembre-se: não pare por aqui; continue estudando sobre este tema), o momento é de confirmar o quão valioso é esse estudo para a nossa vida e para os nossos relacionamentos afetivos e sociais em geral. Veja abaixo onde a autoestima atua em nossa vida de relação:
1- A INDIVIDUALIDADE – quando sabemos quem somos, quais as nossas virtudes e também os nossos defeitos, conseguimos voltar o olhar para a nossa individualidade. Assim, passamos a estabelecer nos relacionamentos que não somos propriedade exclusiva do outro, e isso precisa ser respeitado.
2- O PODER DE FAZER ESCOLHAS – se a nossa autoestima está realmente em alta, nos sentimos seguros para separar o joio do trigo, ou seja, aprendemos a dizer não para relações abusivas, que simplesmente sugam a nossa energia, os nossos projetos, nossa individualidade e nossa paz interior.
3- PODEMOS IMPOR LIMITES – todo relacionamento saudável, como você já sabe, precisa ser bom para todos os envolvidos. Caso contrário, vira escravidão! Por isso, a autoestima nos ensina o valor de nos posicionarmos e deixarmos claro que temos limites e que estes devem ser respeitados sempre.
4- VOCÊ NÃO INTERPRETA UM PAPEL – quando temos autoestima, sabemos o que somos e os nossos limites; deixamos simplesmente de interpretar um papel para agradar a pessoa com quem nos relacionamos. Você tem direito de ser quem quiser e o sucesso de uma relação parte do respeito a este item.
5- A FELICIDADE DEPENDE APENAS DE NÓS – A outra pessoa é importante em um relacionamento? É claro que sim! Mas quando aprendemos o valor da autoestima, entendemos que o nosso êxito precisa sempre estar baseado em nós mesmos. Se depender do (a) outro (a), viveremos sempre condicionados.
6- AUTOCONHECIMENTO – as pessoas que aprenderam o valor da autoestima para a vida e seus relacionamentos buscam constantemente opções para melhorar a vida. Com isso, acabam se conhecendo mais a fundo e, consequentemente, isso também fortalece o valor que damos para a nossa vida.
Por fim, eu, na verdade, tenho a sensação de que a autoestima é um tema infindável. Isso porque a vida humana é repleta de pormenores e detalhes bastante pessoais. Desta forma, o que é relevante para uma pessoa para sentir-se bem e importante não necessariamente terá o mesmo peso para outros. Continue sempre validando-se a si próprio e focando em suas metas e propósito de vida. Clareza e intenção do que se quer são a grande chave para uma autoestima exponencial.