Quando reconhecemos que alguém ou algo está nos proporcionando benefícios, surge em nós uma simpatia e passamos a cultivar bons sentimentos por aqueles ou aquilo. Além disso, uma vontade de trocar nos envolve e desejamos expressar gratidão, mas tão logo que decorra um espaço de tempo as benesses que recebemos são esquecidas por nós.
Ocorre que muitas vezes todo esse halo de ‘fazer em troca’ se esvanece, obscurece e vai ‘para debaixo do tapete’ toda a vontade genuína de retribuir. A verdade é que em muitos casos nosso treino para chegar na maturidade exalando sentimentos de puro afeto foi muito pequeno na infância, inclusive porque aprendemos a filtrar muita coisa de nossa essência devido a imposições sociais.
Leitor, veja se você se encaixa nesta afirmação: Sabemos muito receber e cobrar, mas na hora de retribuir vem o ego.
Na maioria das vezes não temos a mínima consciência de que não sabemos retribuir uma boa ação feita a nós e não sabemos sentir a doçura do que recebemos do outro, esquecendo a grandeza de suas atitudes, nos tornamos mesquinhos. Então o que fazer?
Devemos treinar a gratidão com o firme propósito de apreciar todas as pessoas e todas as coisas que nos fazem bem. Devemos nos esforçar para apreciar todas as coisas e pessoas que estão ao seu redor. Para isso comece a agradecer-lhes. Agradeça todas as pessoas perto de você do fundo do coração. Faça como no treino diário na academia e exercite os músculos do amor.
Você verá que estará introduzindo em sua vida um hábito muito poderoso, uma força que suaviza a mente, abranda as relações entre as pessoas e as conduz à harmonia. Mantendo o coração nesta sintonia por bastante tempo, você terá criado uma personalidade nova. Você estará vibrando de forma diferente.
Dr. Joe Dispensa[1] afirma que: “toda mudança de vibração é uma mudança de destino”, porque as conexões mentais de alta frequência transformarão da maneira mais positiva o seu corpo mantendo-o flexível e saudável e consequentemente também sua alma, pois com esta nova postura mental enviamos ondas elétricas, pensamentos, ao campo quântico, e receberemos ondas magnéticas em retorno do que enviamos que são a realização dos mais puros anelos de bem.
A natureza em si já possui intrinsicamente a fórmula da gratidão porque os animais mesmo de forma instintiva, protegem e dão segurança aos seus filhotes, fazendo-os fortes e validados para que ao tornarem-se adultos possam partir seguindo pela floresta, sabendo defender-se; como é o caso da leoa com seus leõezinhos. Isso é a natureza respondendo ao cuidado!!! Isso é a gratidão na linguagem da fauna. A emancipação dos animais deve-se ao fato deles receberem proteção e segurança. Assim também as plantas quando tratadas com amor brotam, crescem e dão belos frutos. E não se espantem, mas relógios com donos que cuidam de tais objetos duram por muito tempo!!!
A grande verdade é que antes de existir amor e confiança, necessário se torna ser grato. Amor não brota em terreno árido.
Nossos atos precisam estar imbuídos de amor. Quando o amor não é manifestado em atos, a alegria de amar acaba desaparecendo. Se não houver esforço para entregar o amor em todas as nossas práticas diárias isso é como tentar dirigir um carro num aclive sem pisar no acelerador: tal amor acaba arrefecendo, assim como o carro nessa condição acaba descendo ladeira abaixo.
Praticar atos de amor ao próximo parece que é um esforço árduo, mas quando nós praticamos, a sensação é prazerosa e sentimos como a vida vivida assim tem uma qualidade muito maior, chegando ao ponto de alcançarmos foco nos nossos projetos com mais facilidade. E lembre-se leitor, tudo é uma questão de praticar . comece agradecendo a possibilidade de acordar de manhã todos os dias.
A gratidão está intimamente ligada ao afeto. Pessoas gratas tendem a preocupar-se muito mais com o outro, e assim sendo elas são capazes de intensificar relações e melhorar a qualidade dos relacionamentos. É isso ai!!! Pessoas gratas se relacionam melhor no amor, porque a gratidão bloqueia relações tóxicas impregnadas de arrependimento, ressentimento e depressão, que são gatilhos destruidores de relações.
A gratidão é o sentimento que possibilita a abundância na vida. Ela gera a condição para prosperidade. Muda suas perspectivas com relação as adversidades e lhe enche de entusiasmo para acreditar no amor.
Devemos ter a constância de desenvolver um apreço gostoso pelo que o outro fez por nós nos. Reconhecer o valor que a pessoa tem em nossa vida, o que ela nos fez ou trouxe de bom é o segredo da felicidade. A gratidão pode ser vista como uma expressão do amor em ação, uma vez que valida e valoriza a importância da outra pessoa em nossa vida. Reconhecer o valor do outro é reconhecer a beleza do momento presente.
Veja leitor, é muito bom receber amor, isto é, ser amado. Sentir-se amado é motivo de alegria. É ter cetro e coroa. Mas ter um alguém para amar, dar o amor, proporciona uma alegria maior. Você dará a possibilidade do outro sentir-se merecedor também de um trono.
Bhagwan Shree Rajneesh[2] , filósofo Indiano afirma que “quem dá é que deve ficar grato”!!!!!
O amor doado há que ser verdadeiro. este nasce do conhecimento da Imagem verdadeira de si próprio, do contato com sua essência. Somente o indivíduo que compreende quão valiosa é a sua existência passa a ver o outro à luz desse despertar espiritual. As pessoas que são bondosas com os outros mostram o reflexo da bondade consigo mesmas.
O amor verdadeiro é aquele que nasce da consciência da própria dignidade, flui para fora e beneficia tudo ao redor, da mesma forma que a água flui de um lugar para outro quando a pressão hidráulica se eleva. A grande realidade é que aquele que ama e o amado integram-se.
[1]Mission (drjoedispenza.com)
[2] Mais conhecido como OSHO, Rajneesh (1931- 1990) foi um líder espiritual nascido na Índia, filósofo, místico e fundador do movimento Rajneesh. Ele rejeitou as instituições religiosas afirmando que não havia necessidade de dogmas ou sistemas para que o homem pudesse viver uma real experiência espiritual.