O Segredo da Felicidade
Não podemos afirmar que exista um conceito unificado a respeito da felicidade. Tudo depende da visão de mundo de cada pessoa. Além disso, vários fatores podem influenciar nessa definição, como experiências de vida, educação recebida, escolhas, relações amorosas, entre outros. Mas, o “aqui e agora?” te faz feliz?
Saber um “segredo para a felicidade” é, certamente, o maior objetivo de todas as pessoas. Mesmo havendo decepções, altos e baixos, todos nós sempre recomeçamos, com o sonho de sentir aquele sentimento de realização pessoal. Viver a felicidade é um verdadeiro combustível que move a nossa vida no “aqui e agora”.
É por este motivo que hoje eu quero conversar com você a respeito deste tema, “o segredo da felicidade”, no “aqui e agora”, que ao mesmo tempo em que pode ser considerado algo um tanto relativo, tem uma profundidade grandiosa. E, se você perguntar, por exemplo, para cinco pessoas o que é felicidade, é provável que encontre 5 definições diferentes.
Percebe o quanto esse assunto pode render? Tenho certeza de que podemos levantar vários aspectos importantes sobre “qual o segredo da felicidade”, os quais no final, te ajudarão a compor um ótimo conceito sobre o assunto. Além disso, espero que eu possa te ajudar a encontrar um caminho com mais flores ao redor. Continue aqui comigo.
Vamos pensar em um conceito para a felicidade?
Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, vai se assustar com a quantidade de conceitos e definições a respeito do que seja a felicidade. Como já comentei no início, ela é fruto de uma série de fatores e é determinada segundo as experiências de cada um de nós.
Ou seja, o que é conceito de felicidade para mim, é bem provável que não seja para você, entende? E mais: a nossa definição a respeito deste tema pode ir mudando conforme o passar dos anos, conforme o que a sociedade demanda e os acontecimentos da nossa vida. Portanto, o que foi felicidade para mim no passado pode não ser o que almejo como tal nos dias de hoje.
Sendo assim, podemos considerar que a felicidade trata-se de um sentimento diretamente relacionado e condicionado as nossas expectativas e visões de mundo.
A nível de experiência, fiz algumas pesquisas para entender o que muitas pessoas falam a respeito da felicidade. E encontrei conceitos do tipo “sentimento de satisfação e de bem-estar”, “realização de sonhos e desejos pessoais”, “conquistas profissionais”, “casar e construir uma família”.
E você? Qual o seu conceito de felicidade?
Vamos descobrir qual o segredo da felicidade?
Se você chegou até aqui, com certeza já percebeu que não encontraremos algo unificado ou uma concepção pré-determinada a respeito da felicidade, devendo ficar evidente aqui, que felicidade é literalmente um segredo. Este segredo está vinculado a algo que está diretamente relacionado à nossa criação, ao ambiente que vivemos.
Se você cresceu numa casa onde as pessoas se respeitavam e se doavam, então você se desenvolveu e habitou em um local onde a alegria e o que é saudável para a sua vida foi bem vivenciado, portanto você terá mais facilidade em ter um conceito de felicidade e também saberá doar em vários níveis para todos aqueles que convivem com a você. E se você sabe doar você com certeza sabe receber. Se seu lar foi mais conturbado você terá que fazer um esforço maior para se reconhecer como alguém que sabe dar e compartilhar amor e afeto com alguém.
Observe principalmente que um dos maiores ingredientes para uma vida feliz é a gratidão. E sendo assim, necessário se torna desde jovem ter a noção do valor do sentir-se grato pelo que se tem. Seja a escola que frequenta até a comida que a mãe coloca na mesa. Um ser humano grato está propenso a viver feliz na maior parte de sua vida. Mas lembre-se que esta virtude para estar ativada depende da sua educação, do seu coração e da sua criação.
De qualquer forma o grande mentor de renome mundial Dr. Joe Dispensa afirma que não ha como viver a felicidade se a mente mantém uma estrutura como lá nos tempos da caverna onde praticavamos constantemente a fuga, a corrida e a luta. Se estamos lutando constantemente pela sobrevivência não acharemos tempo para honrar o aqui e agora, único lugar real para ser feliz e descobrir o “segredo da felicidade” . Para Dispensa não existe passado nem futuro. O passado é onde está a sensação de depressão e o futuro, onde mora a ansiedade.
Para Dispesa, necessário se torna colocar a energia que está naquilo que aconteceu no passado naquilo que queremos que aconteça no futuro. O interessante é começar a praticar um estado meditativo, pois assim é criado um flow. Esse é um processo onde com uma emoção sincera, como gratidão, pertencimento, valor e uma elevada intenção clara de seu desejo, o campo magnético começará a ser tocado e é aqui que você deve investir e revisitar esse por vir todos os dias.
Mesmo você já sabendo dos percalços para encontrar a tal da felicidade destaco, a seguir, alguns pontos que podem te ajudar nesta busca. Veja só:
1 – O segredo de uma vida feliz é procurar constantemente fazer o bem para todas as pessoas, sem exceção. Essa relação de doação transforma a nossa vida, nos torna pessoas mais humanizadas e nos ajuda a ver no sorriso dos outros um bom motivo para sorrir também.
2 – Muito importante é ressaltar que a felicidade é resultado das escolhas que fazemos na vida. Para isso, saber o valor que temos e possuir a autoestima necessária é o passo inicial que serve como premissa em todas as áreas da vida. Devemos saber escolher a profissão que nos fará felizes, os amigos que nos trarão boas risadas e o par que nos completará.
3 – A felicidade também depende de uma condição financeira estável e capaz de nos dar um padrão de vida com menos dificuldades e mais possibilidades de viver com qualidade. O dinheiro, em si, não é sinônimo de felicidade; mas, sim, os benefícios que podemos ter com a utilização dele. E a grande dica é que ganhar dinheiro com a sua criatividade é o que lhe trará a felicidade.
4 – Uma das melhores maneiras de viver feliz na maior parte do tempo é dar a cada situação o valor e o peso que ela merece. Em outras palavras, precisamos ser positivos e resilientes em momentos de dor. Vamos chorar e sofrer, mas isso tem um limite e não pode paralisar a nossa vida.
5 – Uma ótima receita para a felicidade é não nos iludirmos e criarmos expectativas demais. Para exemplificar, não devemos imaginar que um momento feliz durará para sempre, ao mesmo tempo em que precisamos estar cientes que os problemas não serão eternos. É preciso saber equilibrar tudo isso.
6 – O caminho para uma vida saudável e repleta de paz e momentos felizes está na religião. Precisamos estar conectados, pois é esta relação que nos mantém equilibrados e fortes em situações de tempestade e desespero. É, portanto, um norte para a nossa vida.
7 – Uma maneira saudável de encontrar a felicidade é ir em busca de desafios. Quando alcançamos algo, nutrimos a nossa mente e a nossa alma com sentimentos de vitória e realização. E isso é um combustível que nos impulsiona para a frente.
E você? O que achou desses caminhos para a felicidade? Todos eles fazem sentido para a sua vida?
Chamo atenção enfim, para o fato de que cada ser humano tem o chamado livre arbítrio para conquistar o que quer e o que faz seu coração vibrar, porém importante é ficar claro que não devemos nos prender ao que a sociedade considera felicidade ou um único caminho para ser feliz.
A felicidade não é o que é vendido nas redes sociais, não são as famílias reunidas nas redes sociais e por fim, a felicidade não se resume a um like.